Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

                     BIEN VENUES CHEZ MOI!   BIEN MANGER!


Aqui no blog, recebi duas visitas sensecionais. A da Eunice Ferreira, a quem não vejo há uns 13 anos,  e a  do meu bom amigo José Henrique Germann Ferreira (considero o Zé meu mais novo amigo de infância).   Do Zé recebi a seguinte colaboração:

TORTA DE ARROZ COZIDO
(para aproveitar as sobras)
Dá para fazer meia receita, é só diminuir tudo à metade e usar 1 colher de sobremesa de fermento em pó ao invés de 1 colher de sopa.  O tempo de forno a cerca de 220º é de aproximadamente 40 a 45 minutos.
Ingredientes
2 xícaras de arroz cozido
2 xícaras de leite
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de queijo parmesão ralado
´1/3  xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer
Fácil: colocar todos os ingredientes no liquidificador, ou bater com mixer. Deixar somente o fermento que deve ser adicionado ao final.
Na forma untada e enfarinhada (essa parte eu acho chata, mas necessária) dispor ½ da massa, em seguida o recheio, no seu caso como já disse uma bela lingüiça, adicionei dois tomates cortados bem finos e um pouco de mussarela. Em seguida colocar o restante da massa e a próxima etapa é assá-lo em forno previamente aquecido.

BOLO DE LARANJA COM CASCA
Receita da Fátima, carioca, voluntária do Conselho Familiar do Instituto da Criança
Ingredientes e modo de fazer
1ª etapa
No liquidificador colocar 4 ovos, ½ xícara de óleo, 1 laranja pêra média com casca, picada em quadradinhos- escolher uma com a casca bem amarela- retirar os caroços e o fiapo branco central. Pessoas muito detalhistas já me perguntaram quanto de volume deve ocupar a laranja picada, fui medir e quase sempre dá o equivalente a uma xícara bem cheia, serve como referência. Bater bem, porém não muito, deve ficar uma massa fina com grumos.
2ª etapa
Peneirar 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó. Misturar bem.
Não sei se fará diferença, todavia como meus bolos embatumam, fiz como a Fátima recomendou: Colocar a massa líquida em uma tigela e em seguida ir adicionando a mistura peneirada aos poucos e misturar delicadamente.  É rápido, não será preciso meditar ou refletir durante o procedimento, somente deve-se ser cuidadoso ao mexer para deixar a massa bem fofa e leve. Uah! O Alberto sempre reclama que os doces são muito doces, tenho feito com 1 ½ xícara de açúcar e segundo a sua reavaliação ficou melhor. Entretanto mesmo assim ele continua comendo pouco doce.
Eu gosto de bolos simples, caso queira deixá-lo mais úmido (ele já fica bem fofo e alto) assim que retirar do forno, dar umas furadinhas com garfo e regar com caldo de laranja adoçado. Também fica muito legal.

Enjoy it

jh


Voltaremos, amigos, para falar sobre sobras e aproveitamentos, enquanto isso lembrem-se do ditado português:

À moça a quem bem sabe o pão, perdido é o alho que lhe dão.